|
Os utilizadores de informação geográfica, através da aplicação para a visualização, podem aceder de modo interativo ao conjunto de temas disponibilizados pelas entidades públicas regionais envolvidas, utilizando as ferramentas e as funcionalidades disponibilizadas na Internet que possibilitam conjugar múltiplos temas em simultâneo e efetuar análises de incidências, face à localização desenhada para o efeito, pelo próprio utilizador, bem como gerar mapas temáticos sem a necessidade do recurso a aplicações locais.
Alguns temas predefinidos, com atalhos dedicados especiais, contêm funcionalidades que suplantam o paradigma das aplicações de visualização de mapas. O caráter inovador e de mais valia para os utilizadores reside na possibilidade de efetuarem análises espaciais simultaneamente com a consulta das disposições legais e regulamentares aplicáveis aos casos concretos em análise.
No acesso à informação geográfica disponibilizada no visualizador os utilizadores deverão ter presente as caraterísticas e especificidades intrínsecas de cada tema, a origem da informação, a escala e o processo de produção, bem como, a entidade autora e tutelar de direitos sobre a mesma. Estes são alguns exemplos dos conteúdos disponíveis na página dos metadados que os utilizadores deverão ter prévio conhecimento para uma correta utilização dos dados.
É, igualmente, indispensável ter presente que na aplicação do visualizador existem alguns temas que foram obtidos através de um processo de vectorização, sendo que a conversão dos elementos em suporte de papel para digital, porque poderá apresentar diferenças, não dispensa nem substitui a consulta dos originais, os quais prevalecem. Acresce que a visualização encontra-se indisponível a escalas inferiores à 1/ 10 000 e a simbologia apresentada resulta de um trabalho prévio de homogeneização a nível regional, pelo que não corresponde exatamente à constante nos documentos originais.
|