loc
Sítios, Lugares e Ruas | SLRA

A toponímia e a designação da rede rodoviária são os principais elementos de referenciação geográfica, a sistematização de elementos relacionados com a localização das sedes administrativas, de concelho e de freguesia, dos aglomerados, urbanos e rústicos, dos sítios e lugares, bem como, da designação atribuída à rede rodoviária, constituem os elementos basilares, que associadas a ferramentas WebSIG, possibilita identificar e localizar aproximadamente uma área geográfica, reduzindo os tempos pesquisa e melhorando o acesso à informação. (entrar)

   
 bt_equ
Carta Regional de Equipamentos | CRE

O mapeamento e a recolha de informação geocontextualizada sobre os equipamentos existentes na região, com recurso à compilação e integração numa única base regional, tem subjacente o principio de evitar a dispersão de dados, de modo, a promover o acesso a elementos atualizados para toda a administração pública, e simultaneamente, dar a conhecer a localização dos equipamentos ao eventuais utentes, racionalizando o investimento público.

O tema elaborado possui uma organização simplificada e constitui, numa ótica de complementariedade com outras entidades com atribuições e competências na matéria, uma base geográfica que possibilita a pesquisa de equipamentos por concelho, por tipo e subtipo, bem com permite ter acesso aos respetivos contactos. (entrar)

   
bt_eco
Reserva Ecológica Nacional | REN

A sensibilidade da estrutura biofísica, motivado por valores ecológicos ou por suscetibilidade a riscos naturais, consagra um regime de proteção especial e salvaguarda e estabelece um conjunto de condicionamentos à ocupação, uso e transformação do solo. A delimitação espacial das tipologias que constituem a REN é fundamental para a respetiva gestão e monitorização, com o intuito de promover uma utilização sustentável destes espaços, avaliando os usos e ações compatíveis. Está acessível uma plataforma interactiva que permite avaliar as incidências das tipologias, face a uma parcela de terreno previamente delimitada. (entrar)

   
bt_pmot
Planos Municipais de Ordenamento do Território | PMOT

A construção e implementação do repositório de dados sobre a dinâmica de planeamento através de PMOT, permitiu um tratamento homogéneo da informação a nível regional e facilita a disponibilização/ consulta à generalidade dos cidadãos, ambicionando promover uma maior participação no processo de planeamento e ordenamento do território.

As ferramentas e funcionalidades desenvolvidas permitem a pesquisa interativa dos planos municipais por município, por tipologia, pelo ponto de situação em que se encontram ou pela sua localização na planta da região, bem como pela respetiva designação, e ainda, links para consulta direta dos diplomas legais referidos na informação disponível, para cada plano. (entrar)

   
bt_aae
Algarve Acolhe - Áreas de Acolhimento Empresarial | AAE

O projeto "Algarve Acolhe" foi realizado com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor empresarial da região do Algarve, o tratamento e a divulgação de informação sobre a ocupação/ disponibilidade das áreas, legalmente instituídas para a fixação de empresas, das respetivas acessibilidades, das caraterísticas da envolvente visa contribuir com informação, periodicamente atualizada, de apoio a potenciais investidores. (entrar)

   

Nota de Utilização:


Os conteúdos temáticos disponibilizados nestas aplicações foram obtidos através da conversão da informação de base em suporte de papel para digital vetorial. O procedimento, embora elaborado por técnicos qualificados, poderá não estar isento de erros ou deficiências, inerente ao facto dos originais apresentarem reduzida qualidade / legibilidade, deformações e ausência de pontos coordenados em número suficiente para uma georreferenciação isenta de incorreções.

Perante o exposto, adverte-se para alguns condicionalismos na consulta desta informação, recomendando-se a leitura prévia dos metadados, para conhecimento das caraterísticas e especificidades dos elementos disponibilizados, bem como a análise e a interpretação cuidada dos resultados de incidência, nomeadamente quando as localizações recaem em zonas limítrofes (fronteira entre manchas, imediações de linhas ou pontos).

Neste contexto, a utilização dos conteúdos temáticos disponibilizados nestas aplicações não dispensa nem substitui a consulta dos originais publicados, na generalidade em suporte de papel, os quais prevalecem para todos os efeitos legais. A utilização desta informação para outros fins que não a visualização e a consulta, sem observar os pressupostos supra mencionados, é da inteira responsabilidade do utente e não substitui a obtenção de declarações, pareceres, informações, autorizações, licenciamentos ou outras apreciações a que as pretensões específicas estejam sujeitas, nos termos legais, aplicáveis.